Seminário Internacional de Psicanálise

Novas Perspectivas em Ciência e Pesquisa na Psicanálise do Séc. XXI

               Mais do que nunca a humanidade mostra o lado oculto da barbárie, do egoísmo, da violência, das epidemias, estresse, escancarando o lado obscuro de suas sombras, inconsciente de suas atitudes, o homem adoece e recai em sofrimento. E neste momento precisamos reacender as propostas teóricas desta ciência fundamental para a humanidade, conhecida como Psicanalise. São inúmeros os cientistas que realizaram pesquisa através desta ciência, podemos citar Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Erich Fromm, Karem Horney, Rollo May, Erick Ericson, e outros que fundamentaram suas teorias em base a ciência e pesquisa. Por isto, que a Universidade Humanista das Américas, através de seu programa de Doutorado em Psicanálise, apresenta a sociedade diversos temas que estão sendo pesquisados e conferências magistrais, referente aos cientistas desta distinta universidade que fazem parte do corpo docente.     

                  Devidos as grandes transformações e os dilemas que a pós-modernidade impõe ao homem, através da cibernética, das novas tecnologias, da internet, surgiu a necessidade de refletir sob diversas perspectivas as questões relacionadas a humanidade do homem no século XXI, estamos pensando sobre os grandes desafios que estas transformações, impõe a saúde, ao bem estar e a felicidade humana. Por isto precisamos de teorias que analisem as implicações, destas transformações que estão ocorrendo, pensando na condição do homem no futuro. Ao mesmo tempo, somente a pesquisa e o avanço da ciência psicanalítica, poderá apresentar novas teorias e metodologias, mais atualizadas, para conviver num ambiente de transdisciplinaridade, diante da complexidade do inconsciente cultural.

               Hoje podemos mostrar a sociedade e aos psicanalistas interessados e demais estudiosos do espirito humano, a necessidade de avançar nos aspectos epistemológicos, das várias teorias da psicanálise e engrandecer a ciência psicanalítica, através de suas pesquisas qualitativas e quantitativas. 

E somente o diálogo e a ponderação do bom senso, entre os cientistas, poderão transcender a rigidez e os dogmas conceituais, de teorias que precisam avançar em seus conceitos. 

           Na atualidade precisamos da ciência psicanalítica e de seu aporte cientifico, para oferecer aos psicanalistas, uma oportunidade de fazer pesquisa, devido as exigências cada vez maiores, de uma qualificação profissional, tanto no meio acadêmico, quanto da sociedade em geral. Precisamos de um grande debate e estudos no cérebro emocional, com o objetivo de ampliar novas categorias, de análise na formulação de diagnósticos. Queremos uma ciência com evidencia cientifica, e com métodos práticos que possam diminuir o tempo de atendimento ao paciente e ao mesmo tempo, oferecer um menor custo para realizar sua análise.

          Infelizmente todos os psicanalistas e principalmente os cientistas, devem assumir esta defesa de uma ciência ética, e jamais concordar com a banalização e comercialização deste importante conhecimento. Hoje podemos oferecer a sociedade cientistas, com solido conhecimento psicanalítico e domínio clínico, que aos poucos, possam surpreender a população em geral, que procura excelência na clínica psicanalítica.

             Estamos convivendo numa sociedade com grandes transformações e hoje mais do que nunca, estamos motivados através da ciência, como um caminho de evolução e transformação, de novos conceitos que surgem a partir da pesquisa cientifica. Hoje estamos observando a necessidade, de ampliar este dialogo transdisciplinar, com objetivo de além de engrandecer a ciência, onde possamos nos unir nesta nobre causa, de diminuir o sofrimento e a dor do ser humano em nossa sociedade.   

INVESTIMENTO
R$ 100,00
Seminários
AO VIVO | ON-LINE

pela plataforma Zoom

Dúvidas?
Entre em contato pelo whatsapp